Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Mercado

Primeiro life center do país foca em sustentabilidade

Processos de limpeza e gestão de resíduos do Shopping Parque da Cidade privilegiam a preservação do meio ambiente

A cena é bucólica. Uma frondosa jabuticabeira com o caule repleto de frutos. Ali, ao alcance das mãos e à disposição de quem quiser saborear a suculência da fruta colhida no pé. Parece um quintal. Mas trata-se de um dos mais novos projetos arquitetônicos da metrópole paulistana: o Shopping Parque da Cidade (SPDC).

Inaugurado em maio de 2019 o projeto já nasceu grande. Ocupando uma área de 82 mil metros quadrados onde funcionou por décadas a icônica fábrica de bicicletas Monark, o mall integra um complexo composto ainda por cinco torres corporativas, uma torre office, um hotel e duas torres residenciais, além de um Parque Linear com, Praças das Águas, pista de Cooper e ciclovias.

O empreendimento foi pensado para atender uma nova tendência em shoppings centers e traz ao país o conceito que é sucesso nos Estados Unidos e China: Life Center – espaços que privilegiam a experiência e qualidade de vida do consumidor com opções de compras, gastronomia, conveniência, entretenimento e serviços em um só local.

As imensas claraboias e as floreiras com jabuticabeiras dispostas nos corredores dão a pista. A disposição do edifício no terreno, os bolsões de área verde e a incidência de luz foram projetados para amenizar as ilhas de calor. A manutenção da área verde original do terreno, composta por espécies da mata atlântica é outro cuidado para proporcionar um novo jeito de consumir, com consciência, respeito e sustentabilidade.

No complexo estão localizados ainda uma clínica da renomada rede Albert Einstein e a primeira unidade do Brasil do luxuoso hotel Four Seasons, além de um completo mix de lojas.

Com projeto arquitetônico assinado pelo escritório Aflalo/Gasperini Arquitetura, investimentos de cerca de R$ 400 milhões do Previ Futuro e administração da empresa baiana Enashopp (responsável pelo Shopping Barra e outros centros comerciais em Salvador), o local também abrigará, em breve, um parque linear de mais de 20 mil metros quadrados.

Coleta a vácuo

Espaços amplos, de linhas retas com iluminação natural. Teto verde, fachadas de vidro de alta perfomance, sensores de umidade, estão entre os itens disponíveis no espaço para gerar economia e aumentar a eficiência do empreendimento.

Além disso, toda a coleta de resíduos do local é feita a vácuo. Por uma tubulação interna os resíduos e rejeitos descem das cabines até o sexto subsolo e percorre cerca de setecentos metros, a uma velocidade de cerca de 80 Km/h, até ser acondicionado na Central de Resíduos do Condomínio. O sistema de esgoto sanitário também utiliza tecnologia à vácuo.

Muito comum em aeronaves e plataformas de petróleo, o sistema adota pelo SPDC consome apenas 1,2 litros de água por acionamento (o normal consome de 6 a 12 litros), resultando em uma economia de água de cerca de 30%. “Além disso, ao utilizarmos a solução também produzimos menos esgoto e, por tabela, menos impacto ao meio ambiente”, explica o gerente de operações do mall, Raul Menezes.

Mesma premissa está presente nos mictórios. “Todos os nossos mictórios não possuem descargas, utilizam uma tecnologia que dispensa o uso de água após cada uso”, explica o executivo. A equipe do Grupo Paineiras, responsável pela limpeza e gestão de recicláveis de todo o centro comercial, adota o procedimento de borrifar água ionizada para completa desinfecção e quebra dos cristais formados pelos resíduos da urina. “Não utilizamos cheiro para maquiar o odor. E ainda assim, não há nenhum comprometimento para o ambiente, que fica desinfectado”, diz o executivo.

A reciclagem do lixo é outro assunto tratado com empenho. Após a triagem e separação o que é reciclável segue para reuso. Já o lixo orgânico é destinado à compostagem dos jardins do próprio empreendimento. Com isso a meta é obter uma redução de 50% na geração de resíduos.

Um PEV (posto de entrega voluntária) de lixo reciclável também está em fase de finalização. Em breve estará à disposição da população para descarte consciente. “O material trazido será separado e encaminhado para tratamento adequado”, esclarece o gerente. A operação de reciclagem e beneficiamento do material ficará a cargo da cooperativa YouGreen, também sob a gestão do Grupo Paineiras.

“Incentivamos uma mudança de comportamento, que é a premissa básica para a sustentabilidade e nos baseamos em três pilares para que o empreendimento tenha êxito: um bom projeto arquitetônico, o engajamento das pessoas e a viabilidade econômica”, acrescenta Menezes.

Sustentabilidade

Raul Menezes, gerente de operações.

Primeiro shopping certificado Leed ND (Leadership in Energy and Environmental Design) no Brasil e Leed CS, nível Gold, o local tem atributos como localização e transporte; sustentabilidade; eficiência no uso da água; energia e atmosfera; materiais e recursos; inovações e processos; além da qualidade ambiental interna atestados pela chancela internacional que é utilizada em mais de 160 países.

Toda a preservação da área verde também foi prevista para tornar o projeto ainda mais sustentável: foram mantidas mais de 30 espécies nativas e todo o projeto foi desenvolvido considerando a orientação das correntes de ar e sombreamento para minimizar o calor, reter as águas pluviais, além de formar barreira acústica.

As calçadas e o lago constantes no projeto também funcionarão como retentores das águas de chuva para aumentar a captação destinada a reuso em irrigação e banheiros. Mesmo cuidado é aplicado ao tratamento de pisos, que recebe aplicação de produtos de linha sustentável para minimizar o impacto ao meio ambiente.

Na parte interna do shopping, além das jabuticabeiras, palmito Jussara, folhagens nativas e plantas variadas estão dispostas de modo a proporcionar um ambiente aconchegante. Até as lixeiras foram projetadas para acomodar plantas. “É uma mudança de cultura para valorizar o bem estar dos freqüentadores”, pontua o executivo.

A iluminação é outro quesito sintonizado ao conceito de sustentabilidade. O complexo compra energia proveniente de fontes renováveis para que toda a infraestrutura esteja dentro do conceito de sustentabilidade.

Raio X

O Shopping Parque da Cidade conta com:

– 20 mil metros de área bruta locável

– 36 mil metros de área construída

– 4 pisos

– 1 andar de cinemas

– 1 teatro

– praça de alimentação com 900 lugares

– Clínica Einstein

– 6 subsolos

– 2 andares de área técnica

– teto verde

– 2.200 vagas de garagem

– 9 garagens subterrâneas

A expectativa é de que cerca de 30 mil pessoas, entre colaboradores das cinco torres corporativas e da torre de escritórios, além de visitantes, circulem pelo shopping. “Alinhamos todas as ações para atender esta demanda interna que deve chegar a 50 mil pessoas por dia circulando no complexo”, explica Menezes.

Segundo o executivo, até o impacto no trânsito da região foi pensado para aumentar a sustentabilidade do projeto. No entorno estão a estação Morumbi e Granja Julieta da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a futura estação linha Ouro – prevista para 2021 – que ligará o bairro do Morumbi ao Aeroporto de Congonhas.

“As garagens foram projetadas para privilegiar carros elétricos e os programas de carona solidária para que a mobilidade esteja presente e impacte positivamente na sustentabilidade do empreendimento”, explica o executivo.

Mind set

A mudança de mind set (mentalidade) e o engajamento das pessoas é um dos fatores privilegiados em todo o projeto. “Valorizamos a sustentabilidade, o consumo consciente e o bem estar de todos. Dos freqüentadores às equipes de fornecedores”, conta o gerente.

Um exemplo é o caso de um colaborador terceirizado que teve uma oportunidade de ascensão profissional, mas como não dominava informática perdeu o posto. Ao saber do caso Menezes e sua equipe se sensibilizaram e buscaram uma solução prontamente: a criação de uma sala de aula.

Assim nasceu um espaço que será compartilhado por todos os colaboradores do espaço (inclusive terceirizados). A primeira turma de informática já está reunida para receber aulas com Felipe Giovani, Coordenador Operacional do shopping. “Não adianta um projeto premiado se não valorizarmos o principal ativo: o capital humano”, enfatiza.

As mulheres também exercem um papel de destaque para a manutenção do complexo. Além do contingente responsável pela limpeza, bombeiras e eletricistas atuam em seus postos. “Estamos proporcionando uma grande mudança de mentalidade em todos os sentidos”, diz Menezes.

Para multiplicar o conhecimento e capacitar os colaboradores a estratégia adotada reflete a essência do empreendimento. O contingente de colaboradores da equipe fixa e cerca de 100 terceirizados são reunidos na ampla e confortável sala de cinema. Lá são feitos os treinamentos e as conversas de equipe. “Pra nós é importante valorizar as pessoas”.

“Entendemos que ao trazer parceiros alinhados ao nosso DNA conseguimos alcançar os melhores resultados. Terceirizamos o serviço. E não pessoas. A sinergia de culturas traz benefícios e ao priorizarmos processos sustentáveis inteligentes alcançamos nossos objetivos”, finaliza o gerente.

Fonte: Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional – ABRALIMP.

Foto: Divulgação