Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Entrevistas

Higiplus Entrevista: Panorama do mercado e expectativas para a nova realidade

Renato Fortuna, Presidente da FEBRAC, aponta as oportunidades para o setor de higiene e limpeza no pós-pandemia

“Apesar de tudo, devemos ter esperança em dias melhores.” Esta foi a principal mensagem passada pelo presidente da FEBRAC (Federação Nacional das Empresas Prestadores de Serviços de Limpeza e Conservação) durante bate papo com o Higiplus Entrevista.

Para o executivo, apesar da retração vivida pelo setor no início da pandemia do novo coronavírus, as expectativas são promissoras. Com o relaxamento das medidas de distanciamento social pouco a pouco as atividades estão sendo retomadas em todos os níveis da economia.  “E, imprescindível para que todos os segmentos da cadeia produtiva possam retornar está a limpeza e a higienização”.

Durante a conversa o presidente também apontou as expectativas para a nova realidade. Capacitação, treinamento e emprego de tecnologias estão entre as medidas que deverão ser adotadas pelos players do mercado para se adequarem às novas demandas. “A capacitação será fundamental no pós-pandemia”, antecipa.

Além disso, o convidado também relembrou como a limpeza veio atuando ao longo das últimas décadas. “Praticamente invisível. Mas agora a situação fez com que esteja sob os holofotes, já que ela garante a segurança para o exercício de todas as demais atividades”, reforça.

Higienizador de ambientes

Fortuna também lembrou durante a entrevista que os profissionais do setor também ganharam destaque dentro do novo contexto. “O profissional de limpeza passa a agora ser um agente de higienização, responsável por manter os ambientes saudáveis”, destacou. O antigo servente de limpeza ganhará status de higienizador de ambientes”, diz.

“Como seria o funcionamento de todos os setores sem a presença desta força de trabalho? Infelizmente alguns nichos de mercado foram mais afetados e tiveram uma grande redução no número de colaboradores”, pontuou Fortuna. “Apesar disso, a expectativa é de que o setor de limpeza e conservação se capacite e qualifique ainda mais.”

Além disso, o convidado também destacou que o foco na parte tecnológica também deve estar no radar das empresas e profissionais do setor. “O mercado tirará como experiência a valorização no pós-pandemia, com a especialização para atender todos os novos requisitos”, explicou, para acrescentar ainda: “Se a preocupação antes era manter limpo, agora mudou completamente a concepção, já que é preciso fazer a correta higienização”, finaliza.

Clique aqui, para assistir esse bate papo na íntegra!

Fonte: ABRALIMP – Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional.

Foto: Divulgação.