Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

HigiexpoMercado

Comunicação não violenta transforma líderes e equipes na limpeza profissional

 Ilkêmia Figueiredo compartilha técnicas essenciais para promover uma comunicação mais empática e produtiva no ambiente corporativo.

Na Higiexpo 2024, um dos destaques foi a palestra de Ilkêmia Figueiredo, coordenadora do Instituto PROFAC e diretora executiva do SEAC-MS, sobre o tema “Comunicação Não Violenta para Líderes e Equipes: do Conflito à Conexão”. 

A palestra foi uma oportunidade única para líderes, gestores e membros de equipes aprenderem como transformar a dinâmica de comunicação dentro de suas organizações.

Ilkêmia, especialista em Comunicação Não Violenta (CNV) e com MBA em Gestão de Projetos, compartilhou técnicas poderosas para mover-se do conflito para a conexão no ambiente de trabalho. 

A palestra abordou como a CNV pode criar um ambiente mais colaborativo, empático e produtivo, ajudando a fortalecer os relacionamentos entre líderes e suas equipes. Ela também trouxe o conceito dessa comunicação. 

“A comunicação não violenta é uma abordagem que contribui para uma comunicação com mais conexão e compreensão”, explicou. 

Comunicação no ambiente de trabalho 

Com sua experiência em neurociência, comportamento e desempenho, Ilkêmia destacou como a comunicação eficaz é fundamental para o desenvolvimento de equipes mais engajadas e motivadas. 

A especialista também falou sobre a confiança na liderança no ambiente corporativo e como a comunicação deve levar em consideração a necessidade individual. 

“Não adianta ter uma cultura e um valor e querer que meu liderado tenha a mesma cultura e valor que eu. Quando nos comunicamos sem observar os valores e necessidades, acabamos sendo, indiretamente, violentos com as pessoas”, contou. 

Ela também compartilhou sua visão sobre a importância de formar ambientes de trabalho mais felizes e alinhados aos objetivos organizacionais e deu dicas sobre como ser um bom líder.

“Entenda quem vocês são, quais são os limites de vocês e entenda se estão dispostos a escutar o outro porque para ser um bom líder, temos que nos conectar com o outro”, disse.

Como se comunicar de forma não violenta

Ilkêmia também destacou o que a comunicação não violenta ensina sobre como líderes podem trabalhar para entender e se conectar com seus liderados. Veja:

  1. Observação – em vez de supor fatos, é preciso falar de fato como eles são. Sem julgamentos ou interpretações;
  2. Sentimentos – se expressar como se sente em relação ao que foi observado e diferenciar um pseudo sentimento;
  3. Necessidade – se conectar com as necessidades lembrando-se dos sentimentos. Questionar quais necessidades não foram atendidas;
  4. Pedidos – Qual pedido diretamente precisar feito, deixar o mais específico possível. 

A palestrante apresentou insights valiosos sobre como aprimorar suas habilidades de comunicação e aplicar a CNV para superar conflitos e promover uma cultura organizacional mais positiva e eficiente. 
Fique ligado! De 20 a 22 de outubro de 2026, a Higiexpo, maior feira de limpeza profissional da América Latina, estará de volta em um novo local: no Distrito Anhembi, (Av. Olavo Fontoura, 1209 — Santana), em São Paulo. Saiba mais em: https://higiexpo.com.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *