Comunicação não violenta transforma líderes e equipes na limpeza profissional
Ilkêmia Figueiredo compartilha técnicas essenciais para promover uma comunicação mais empática e produtiva no ambiente corporativo.
Na Higiexpo 2024, um dos destaques foi a palestra de Ilkêmia Figueiredo, coordenadora do Instituto PROFAC e diretora executiva do SEAC-MS, sobre o tema “Comunicação Não Violenta para Líderes e Equipes: do Conflito à Conexão”.
A palestra foi uma oportunidade única para líderes, gestores e membros de equipes aprenderem como transformar a dinâmica de comunicação dentro de suas organizações.
Ilkêmia, especialista em Comunicação Não Violenta (CNV) e com MBA em Gestão de Projetos, compartilhou técnicas poderosas para mover-se do conflito para a conexão no ambiente de trabalho.
A palestra abordou como a CNV pode criar um ambiente mais colaborativo, empático e produtivo, ajudando a fortalecer os relacionamentos entre líderes e suas equipes. Ela também trouxe o conceito dessa comunicação.
“A comunicação não violenta é uma abordagem que contribui para uma comunicação com mais conexão e compreensão”, explicou.
Comunicação no ambiente de trabalho
Com sua experiência em neurociência, comportamento e desempenho, Ilkêmia destacou como a comunicação eficaz é fundamental para o desenvolvimento de equipes mais engajadas e motivadas.
A especialista também falou sobre a confiança na liderança no ambiente corporativo e como a comunicação deve levar em consideração a necessidade individual.
“Não adianta ter uma cultura e um valor e querer que meu liderado tenha a mesma cultura e valor que eu. Quando nos comunicamos sem observar os valores e necessidades, acabamos sendo, indiretamente, violentos com as pessoas”, contou.
Ela também compartilhou sua visão sobre a importância de formar ambientes de trabalho mais felizes e alinhados aos objetivos organizacionais e deu dicas sobre como ser um bom líder.
“Entenda quem vocês são, quais são os limites de vocês e entenda se estão dispostos a escutar o outro porque para ser um bom líder, temos que nos conectar com o outro”, disse.
Como se comunicar de forma não violenta
Ilkêmia também destacou o que a comunicação não violenta ensina sobre como líderes podem trabalhar para entender e se conectar com seus liderados. Veja:
- Observação – em vez de supor fatos, é preciso falar de fato como eles são. Sem julgamentos ou interpretações;
- Sentimentos – se expressar como se sente em relação ao que foi observado e diferenciar um pseudo sentimento;
- Necessidade – se conectar com as necessidades lembrando-se dos sentimentos. Questionar quais necessidades não foram atendidas;
- Pedidos – Qual pedido diretamente precisar feito, deixar o mais específico possível.
A palestrante apresentou insights valiosos sobre como aprimorar suas habilidades de comunicação e aplicar a CNV para superar conflitos e promover uma cultura organizacional mais positiva e eficiente.
Fique ligado! De 20 a 22 de outubro de 2026, a Higiexpo, maior feira de limpeza profissional da América Latina, estará de volta em um novo local: no Distrito Anhembi, (Av. Olavo Fontoura, 1209 — Santana), em São Paulo. Saiba mais em: https://higiexpo.com.br/.