Como construir marcas sustentáveis no setor de Limpeza Profissional
Especialista Rafael Vaisman compartilha insights sobre práticas sustentáveis, compensação de carbono e como combater o greenwashing no setor
Durante a Higiexpo 2024, o biólogo Rafael Vaisman apresentou uma palestra esclarecedora sobre o tema “Não suje sua marca: A verdade sobre Sustentabilidade, Créditos de Carbono e Greenwashing”, que abordou questões importantes para empresas do setor que buscam se alinhar com práticas sustentáveis de forma genuína.
Com uma visão global e expertise adquirida em importantes organizações internacionais, o especialista orientou os participantes sobre como construir uma marca sustentável e engajada, sem comprometer a integridade e a reputação da empresa.
“Sustentabilidade não é moda, não vai passar. Todo mundo vai precisar saber falar sobre isso”, disse.
A palestra também destacou a importância da transparência nas ações ESG (Ambiental, Social e Governança, na tradução) e falou o impacto positivo da sustentabilidade na redução de custos, a atração de clientes e a melhoria da reputação empresarial.
Como fugir do greenwashing no setor
Com sua vasta experiência em sustentabilidade e inovação, Rafael discutiu o conceito de greenwashing e como as empresas de limpeza profissional podem evitá-lo, além de detalhar como as companhias podem usar créditos de carbono e biocréditos para neutralizar emissões.
Greenwashing é a prática de empresas que fazem alegações falsas ou enganosas sobre suas ações ambientais para se promover como mais sustentáveis do que realmente são.
Essa estratégia visa atrair consumidores preocupados com a sustentabilidade, porém, muitas vezes as iniciativas divulgadas não são substanciais ou não geram impacto real, caracterizando uma forma de “marketing verde” sem compromisso genuíno com o meio ambiente.
Durante sua palestra, Rafael mostrou que um estudo da European Comission de 2020 destacou que 53,3% das alegações ambientais examinadas na União Europeia foram consideradas vagas, enganosas ou infundadas, e 40% eram sem comprovação.
A ausência de regras comuns para as empresas que fazem alegações voluntárias sobre sustentabilidade leva ao “greenwashing” e cria um campo de jogo desigual no mercado em desvantagem para as empresas genuinamente sustentáveis.
E para fugir de marcas que fazem essa prática, o especialista dá algumas dicas de como identificar os tipos de “greenwashing”:
- Omissão: quando as companhias fazem divulgação seleta das informações sustentáveis;
- Distorções: promessas vazias ou jargões;
- Negação: a empresa nega e trata como irrelevante informações sobre o produto.
Ongs que atuaram na Arena Sustentável da 28ª Higiexpo
Durante a 28ª Higiexpo, um dos destaques foram as parcerias transformadoras e iniciativas sustentáveis. O programa Mobília Circular, em colaboração com a We Stand, TETO e MADHU, arrecadou e doou móveis de expositores a famílias em vulnerabilidade, com um valor social estimado em R$ 100 mil.
“São 6.000 feiras no ano. Se eu tiver uma feira toda semana fazendo projeto de sustentabilidade, eu consigo fazer uma transformação interessante”, disse Rafael.
E foi assim que surgiu o projeto Carbono B, que compensou as emissões de carbono do evento, com 75 expositores aderindo ao Selo Stand Carbono B.
O projeto “Tampinhas que Curam” arrecadou 7,5 kg de tampinhas plásticas, que contribuíram para o tratamento de crianças com câncer. A gestão de resíduos superou as edições anteriores, com um aumento significativo na reciclagem de materiais.
O OHQUÍDEA, com 32 voluntários, apoiou mulheres em situação de refúgio, e 11 catadores, 60% mulheres, foram remunerados pela reciclagem de resíduos. A inclusão de pessoas com deficiência também foi uma prioridade, destacando a acessibilidade e o compromisso social do evento.
De 20 a 22 de outubro de 2026, a maior feira de Limpeza Profissional da América Latina estará de volta, desta vez, em novo local! Não perca a oportunidade de fazer parte deste evento imperdível no Centro de Exposições Distrito Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana), em São Paulo. Saiba mais sobre a próxima edição da Higiexpo em https://higiexpo.com.br/.