Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

ESGHigiexpo

Como construir marcas sustentáveis no setor de Limpeza Profissional

Especialista Rafael Vaisman compartilha insights sobre práticas sustentáveis, compensação de carbono e como combater o greenwashing no setor

Durante a Higiexpo 2024, o biólogo Rafael Vaisman apresentou uma palestra esclarecedora sobre o tema “Não suje sua marca: A verdade sobre Sustentabilidade, Créditos de Carbono e Greenwashing”, que abordou questões importantes para empresas do setor que buscam se alinhar com práticas sustentáveis de forma genuína. 

Com uma visão global e expertise adquirida em importantes organizações internacionais, o especialista orientou os participantes sobre como construir uma marca sustentável e engajada, sem comprometer a integridade e a reputação da empresa.

“Sustentabilidade não é moda, não vai passar. Todo mundo vai precisar saber falar sobre isso”, disse.

A palestra também destacou a importância da transparência nas ações ESG (Ambiental, Social e Governança, na tradução) e falou o impacto positivo da sustentabilidade na redução de custos, a atração de clientes e a melhoria da reputação empresarial. 

Como fugir do greenwashing no setor

Com sua vasta experiência em sustentabilidade e inovação, Rafael discutiu o conceito de greenwashing e como as empresas de limpeza profissional podem evitá-lo, além de detalhar como as companhias podem usar créditos de carbono e biocréditos para neutralizar emissões. 

Greenwashing é a prática de empresas que fazem alegações falsas ou enganosas sobre suas ações ambientais para se promover como mais sustentáveis do que realmente são.

Essa estratégia visa atrair consumidores preocupados com a sustentabilidade, porém, muitas vezes as iniciativas divulgadas não são substanciais ou não geram impacto real, caracterizando uma forma de “marketing verde” sem compromisso genuíno com o meio ambiente.

Durante sua palestra, Rafael mostrou que um estudo da European Comission de 2020 destacou que 53,3% das alegações ambientais examinadas na União Europeia foram consideradas vagas, enganosas ou infundadas, e 40% eram sem comprovação.

A ausência de regras comuns para as empresas que fazem alegações voluntárias sobre sustentabilidade leva ao “greenwashing” e cria um campo de jogo desigual no mercado em desvantagem para as empresas genuinamente sustentáveis.

E para fugir de marcas que fazem essa prática, o especialista dá algumas dicas de como identificar os tipos de “greenwashing”:

  1. Omissão: quando as companhias fazem divulgação seleta das informações sustentáveis;
  2. Distorções: promessas vazias ou jargões;
  3. Negação: a empresa nega e trata como irrelevante informações sobre o produto.

Ongs que atuaram na Arena Sustentável da 28ª Higiexpo 

Durante a 28ª Higiexpo, um dos destaques foram as parcerias transformadoras e iniciativas sustentáveis. O programa Mobília Circular, em colaboração com a We Stand, TETO e MADHU, arrecadou e doou móveis de expositores a famílias em vulnerabilidade, com um valor social estimado em R$ 100 mil.

“São 6.000 feiras no ano. Se eu tiver uma feira toda semana fazendo projeto de sustentabilidade, eu consigo fazer uma transformação interessante”, disse Rafael.

E foi assim que surgiu o projeto Carbono B, que compensou as emissões de carbono do evento, com 75 expositores aderindo ao Selo Stand Carbono B. 

O projeto “Tampinhas que Curam” arrecadou 7,5 kg de tampinhas plásticas, que contribuíram para o tratamento de crianças com câncer. A gestão de resíduos superou as edições anteriores, com um aumento significativo na reciclagem de materiais.

O OHQUÍDEA, com 32 voluntários, apoiou mulheres em situação de refúgio, e 11 catadores, 60% mulheres, foram remunerados pela reciclagem de resíduos. A inclusão de pessoas com deficiência também foi uma prioridade, destacando a acessibilidade e o compromisso social do evento.

De 20 a 22 de outubro de 2026, a maior feira de Limpeza Profissional da América Latina estará de volta, desta vez, em novo local! Não perca a oportunidade de fazer parte deste evento imperdível no Centro de Exposições Distrito Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana), em São Paulo. Saiba mais sobre a próxima edição da Higiexpo em https://higiexpo.com.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *