Higicon debaterá os desafios da agenda ESG no mercado da limpeza

Congresso Higicon ocorre em paralelo à Higiexpo, maior evento do setor da limpeza profissional                                                      

Entre os desafios do mercado da limpeza está implantar práticas ESG (Environmental, Social and Governance, ou em português, meio ambiente, social e governança) na atividade produtiva e na prestação de serviços.

Portanto, além da gestão que considera crescimento e lucratividade, as empresas precisam lidar com responsabilidades ambientais e sociais como parte da sua estratégia.

Desse modo, é preciso entender a agenda ESG como um processo permanente e estratégico para o modelo de negócio.

Nesse sentido, as ações empresariais passam pelas demandas ambientais, sociais e de governança.

“A agenda ESG está explodindo na cara das empresas. Sinais são dados todos os dias e um deles está no Rio Grande do Sul. Não tem como negar os efeitos da mudança climática”, avalia Ricardo Vacaro, diretor-geral da RL Higiene.

Além disso, ele acrescenta que a agenda deve ser parte da solução de problemas e que as empresas, com seus recursos, podem se engajar nas questões voltadas para a sustentabilidade.

Higicon debate tema de grande importância na atualidade

Limpeza profissional vive a sustentabilidade

Ricardo Vacaro, da RL Higiene

“As três letras da sigla mostram que os sinais vêm de todos os lados. É preciso se engajar de forma séria”, enfatiza Vacaro ao pontuar que limpeza e sustentabilidade têm tudo a ver.

Por exemplo, cita que os descartes da limpeza podem acabar no meio ambiente e que, portanto, os processos têm papel fundamental para mudar essa situação.

No campo social, o setor emprega a base da pirâmide e cria condições para a capacitação e treinamento de pessoas, inclusive formando profissionais alinhados com os avanços tecnológicos e a automação.

Higicon ampliará visões sobre ESG

Vacaro é um dos painelistas convidados para o primeiro dia do 29º Higicon – Congresso Internacional do Mercado Profissional de Limpeza, evento que ocorre nos dias 14 e 15 de agosto de 2024, em paralelo à Higiexpo.

Guilherme Salla, diretor-adjunto de Sustentabilidade da Abralimp

Com o tema “ESG: como a limpeza profissional se conecta com esta agenda”, o painel será moderado por Guilherme Salla, diretor de sustentabilidade da Abralimp e diretor de Novos Negócios da Maxi Service.

E terá as participações de Cassio Garkalns, CEO da GKS Inteligência Territorial e professor da pós-graduação em Sustentabilidade e ESG da FIA/USP, e Clara Martins Leite, líder de Projetos ESG da GKS Inteligência Territorial.

Salla diz que a proposta do debate é trazer a questão da sustentabilidade para o mercado da limpeza e transmitir aos participantes mensagens sobre o futuro e soluções para as empresas se conectarem com a agenda ESG.

Longe do modismo

Cassio Garkalns defende que é importante mostrar a importância do ESG como algo que não é modismo.

Cassio Garkalns, da GKS Inteligência Territorial

Grandes empresas, de forma crescente, incorporam as boas práticas em seu negócio.

Além disso, o mercado da limpeza está cada vez mais exigente em relação à sustentabilidade.

Segundo Garkalns, ações sustentáveis são possíveis em todos os portes de empresas.

“É preciso entender o que é prioritário, como começar nessa jornada e partir sempre do mais simples para iniciar”, resume Garkalns.

No entanto, ele alerta que as propostas ESG, que tendem a valorizar as empresas, não podem ficar no planejamento, sendo importante, inclusive, transferir o conceito para a cultura da empresa.

Características e ferramentas do ESG

As características do ESG e a forma como a agenda se conecta com os negócios serão apresentadas por Clara Martins Leite durante o painel.

“É importante saber quanto a empresa está inserida com o tema. Muitas vezes ela já possui ações e não sabe que está alinhada à prática ESG. Levarei exemplos de como introduzir a jornada ESG em uma empresa”, destaca Clara.

Nesse caminho, ela mostrará as ferramentas que são adaptadas para cada segmento e apontará as ações que têm maior impacto socioambiental.

Sem dúvida, é inegável a importância do tema para o mercado da limpeza.

Portanto, a dica dos especialistas é ser proativo na agenda.

Contudo, alertam que o engajamento deve existir independentemente do porte da empresa.

Coloque na sua agenda esse debate sobre ESG e não fique de fora.

Será no dia 14 de agosto, às 9h.

Inscreva-se em: https://higiexpo.com.br/inscricoes-e-investimento-higicon-2024/

Fonte: Abralimp

Fotos: Freepik / Divulgação