Sustentabilidade: área da Higiexpo 2024 será compensada por floresta em pé
Tecnologia será aliada para ampliar as práticas e ações sustentáveis e aumentar o engajamento dos expositores
A Higiexpo 2024 fará com que seus expositores e visitantes vivam a experiência de participar de um evento pautado em práticas e ações sustentáveis.
A maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental da América Latina aderiu à iniciativa inovadora do BioCrédito por m2, ou seja, cada metro quadrado de estande será compensado com um metro quadrado de floresta em pé.
“Falamos de m2 por m2, fazendo o plantio ou o trabalho de reflorestamento e preservação da floresta”, explica Rafael Vaisman, fundador da We Stand, plataforma que oferece soluções ESG para eventos e feiras.
Entretanto, essa é apenas uma das novidades que a Higiexpo apresenta em 2024.
As iniciativas sustentáveis ocorrem desde a concepção do evento, orientadas pelos pilares ambiental, social e de governança do ESG.
“As metas e os objetivos para esta Higiexpo em relação à sustentabilidade visam patamares maiores”, informou Denise Cruz, diretora-executiva da Abralimp, ao ressaltar que todas as práticas estarão alinhadas com as ações da entidade e de seus associados.
Também a contratação de fornecedores pretende aqueles que atuam dentro dos propósitos ESG.
“E esperamos atingir esses objetivos com o apoio de todos os expositores da feira, associados ou não, engajados na causa ESG”, enfatiza Denise.
Todavia, Vaisman defende que a equação do ESG pede também o universo da tecnologia para ampliar, viabilizar e transformar as práticas no setor de eventos.
Tecnologia + governança
Com a plataforma da We Stand, a Higiexpo usará a tecnologia com foco na governança para construir um evento sustentável.
Em suma, a proposta é engajar os envolvidos já no projeto dos estandes, passando pela montagem e destinação dos materiais pós-evento.
A Higiexpo é a primeira feira a ter a plataforma plugada com todos os expositores.
Ademais, será a primeira vez que o programa de governança será aplicado de forma integral, que resultará no Selo ESG Completo da We Stand.
“Todos os expositores podem acompanhar a proposta, o fluxo das ações e de forma transparente”, destaca Vaisman.
Contudo, a adesão à plataforma We Stand será opção de cada expositor.
Quem ingressar contará com projetistas para orientar sobre o layout, materiais e a destinação dos recursos utilizados.
Construindo metas sociais
Na esfera social está a destinação dos móveis e estruturas construídas nos estandes a entidades e famílias em situação de vulnerabilidade.
As montadoras cadastradas na plataforma terão a liberdade de decidir pela doação. A meta, segundo Vaisman, é chegar a R$ 100 mil de doações.
“A estrutura usada nos estandes fará grande diferença para muitas famílias”, pontua.
O evento também prevê a “ilha social”, onde ONGs terão espaço para falar sobre suas causas sustentáveis, recebendo empresas e visitantes com interesse em informações e no engajamento com o tema.
“Sensibilizar é importante. Tornar a sustentabilidade um tema atraente é desafiador e nada melhor que eventos para promover essa educação”, afirma Vaisman.
Pela floresta em pé
A edição 2024 da feira terá uma “ilha ambiental” em que as empresas com adesão à proposta do selo terão a sua marca ativada no local.
“Eventos corporativos e feiras de negócios têm um potencial enorme como veículos de mudança e para promover impactos positivos na sociedade”, defende Vaisman.
Guilherme Salla, membro do Conselho Administrativo e diretor-adjunto de Sustentabilidade da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), destaca que a Higiexpo chega com uma estratégia diferente da edição de 2022, quando obteve o Selo Evento Neutro.
Foi, sem dúvida, um compromisso com a sustentabilidade, a partir da neutralização de carbono por meio do programa de gerenciamento e compensação de gases de efeito estufa (GEE).
Agora, além de regenerar o meio ambiente investindo na biodiversidade com o BioCrédito por m2, itens sujeitos ao descarte serão reaproveitados e destinados a instituições, com um gerenciamento maior da questão da sustentabilidade.
Abralimp abraça o ESG
“A Abralimp tem a sustentabilidade como objetivo. Portanto, busca transformar as iniciativas no mercado da limpeza, o qual tem muito impacto na questão”, enfatiza Salla.
Por fim, ele destaca que a feira é uma vitrine do que é possível fazer em relação à sustentabilidade de forma saudável para as empresas.
“É a maneira de fomentar para o associado que é positivo trabalhar com consciência social e ambiental”, ressalta.
Resultados confirmados pelos números
A edição 2022 da Higiexpo, que é promovida pela Abralimp, contou com 142 expositores, recebeu 15.147 mil visitantes em seus três dias e ocupou uma área de 8.752 m², em dois pavilhões do São Paulo EXPO.
De acordo com o relatório da Multilixo, o evento gerou 54,7% de recicláveis, um aumento considerável no comparativo com 2019, em que os recicláveis foram de 28,8%.
Em relação ao CO² neutralizado, foram 11.000 kg, representando 11 créditos de carbono.
Conectar o mercado da limpeza com a sustentabilidade
Segundo Ingrid Onias, da equipe de Marketing da Abralimp, quem visitar a Higiexpo 2024 certamente verá muitas novidades e terá algumas experiências inéditas.
Nesse sentido, ela destaca os espaços para se conectar a projetos relacionados à sustentabilidade.
Os visitantes da feira terão a oportunidade de checar in loco o que fabricantes, prestadores de serviços e fornecedores do mercado desenvolvem e oferecem para a execução da limpeza sustentável.
E para aproveitar ao máximo a 28ª Higiexpo, a Abralimp mantém alguns canais de comunicação com informações importantes para orientar como explorar as atividades e exposições da feira.
Entre as opções, Ingrid indica o Informe Higiexpo (newsletter do evento), para receber notícias. O cadastro é rápido, fácil e gratuito.
Com todas as informações, o passo seguinte é se preparar para participar da feira mais aguardada do mercado da limpeza profissional.
Fonte: Abralimp
Fotos: Divulgação / Freepik