Memes? Ela tem um para cada ocasião!

Humor afiado é uma das características marcantes de Bruna Vendrasco

À frente do departamento de marketing da Abralimp desde outubro de 2017, Bruna Vendrasco Romero é a responsável pelo planejamento de marketing e comercial da Higiexpo, além de parte da operação do evento.

Pela sua batuta também passam o planejamento de comunicação e marketing das ações institucionais da entidade, bem como a Revista Higiplus. Mas as atribuições não param por aí.

“Realizo com a minha equipe eventos presenciais e agora também os online como os webinários lançados em 2020. Também faço o acompanhamento e edição dos vídeos do programa Higiplus Entrevista”, lista a profissional.

Apesar de não ser pouca coisa, Bruna ainda arranja tempo para pensar nos detalhes da Higiexpo – o evento é uma de suas paixões. “Estou sempre pensando em cada detalhe da operação e na experiência que entregaremos aos nossos clientes, sejam os expositores que apostam no sucesso ou nos visitantes que enxergam na Higiexpo a oportunidade de ampliar negócios e expandir conhecimento”, entrega a coordenadora de marketing.

Mas há quase um ano ela teve o coração arrebatado por uma segunda paixão: a revista Higiplus. “Tenho acompanhado mais de perto, quase com uma lupa”, graceja. “Sempre acreditei que compartilhar conhecimento é o caminho para fazer com que todos possam crescer juntos, e quando nós crescemos o mercado cresce e mais gente prospera”, enfatiza.

Do magistério ao marketing

O gosto por resultados expressivos vem de longa data. “Trabalhava em uma empresa metalúrgica e realizava, além do trabalho de comunicação e marketing, alguns eventos para diretores de grandes montadoras e clientes internos.”, relembra.

Bruna conta ainda que antes mesmo de ocupar este posto de trabalho já havia atuado em uma companhia de tecnologia onde também cuidava dos eventos e participações em feiras do segmento.

“Desejava ter uma nova experiência profissional que, além do background relacionado às ações de comunicação, me desse a oportunidade de trabalhar na produção, promoção e operação de uma feira de maior porte e relevância”.

Mas engana-se quem pensa que Bruna já começou direto no marketing. “Iniciei cedo estagiando como professora, pois minha primeira formação é o magistério. Mas logo percebi que gostava de comunicação e enveredei para a publicidade e propaganda, e mais tarde também para a gestão comercial”, revela.

Daí para a execução de mais atividades relacionadas ao marketing foi um pulo e diversas oportunidades para freelancer em design e criação foram encaminhando a profissional para o mundo dos eventos.

“Trabalhei criando artes offline para outdoors, catálogos, folders e também criei layouts para sites e até alguns aplicativos – lá nos primórdios do mundo mobile”destaca com o indefectível humor.

Pelas mãos de Bruna foram desenvolvidas identidades visuais e rebrand. “E claro, fiz muitos eventos: de pequenos coquetéis para diretores a grandes treinamentos e participações em feiras segmentadas. Por fim, ela já cuidava das estratégias de marketing, gestão de fornecedores, budget e indicadores.

Rir é o melhor remédio

Mas nem mesmo essa bagagem toda faz Bruna sossegar. Ela está sempre buscando formas de empoderamento para a cadeia produtiva do mercado de limpeza profissional.

“Nosso maior desafio é chegar a mais cantinhos do país mostrando aos demais setores, e, principalmente aos usuários da limpeza, que nós sempre formos e seremos essenciais”, diz.

Na prática a profissional tenta imprimir seu jeito de ser à rotina de trabalho. “Eu procuro sempre – e seja com que for – trabalhar e atender com bom humor.”, revela Bruna.

“Trabalhamos sob pressão diária, com prazos apertados – em tempos normais ainda agüentamos transito, transporte cheio e diversas outras formas de estresse. Então, acredito que o bom humor pode aliviar um pouco dessas dificuldades. Além disso, o riso pode nos conecta em uma freqüência muito mais agradável e leve”, ensina.

Memes

Indagada sobre seus pontos fortes, Bruna não resiste e solta a pérola: os memes!

Brincadeiras à parte é essa capacidade de buscar a leveza em diversas situações através do humor que motivam a profissional a desenhar estratégias para impulsionar a associação e seus membros a prosperar e crescer. Outra importante característica é a empatia: “procuro me colocar no lugar do outro – sejam meus parceiros de trabalho ou associados – e compreender como posso ajudar”.

“Vejo um propósito maior no trabalho da Abralimp. Sei que as minhas ações levam conhecimento de qualidade às pessoas que, sem a associação, não teriam onde buscar apoio”, pontua a profissional, para acrescentar: “também sei que o trabalho que nossa equipe realiza valoriza os profissionais de nossa cadeia e mostra a eles seu papel de imenso valor. Entendo que realizar uma grande feira fomenta negócios e faz prosperar inúmeras empresas que, juntas, empregam muitas pessoas e sustentam famílias de todo o nosso país.”

Mãe do Quindim e das orquídeas

Escorpiana com ascendente em capricórnio (dizem os astrólogos que esta é uma combinação forte) Bruna nasceu em São Bernardo do Campo (SP) – “o ABC vai dominar o mundo”, diz sem perder a oportunidade de fazer rir. “Sou moldada por muito esforço, trabalho e dedicação”.

Graduada em Publicidade e Propaganda e também em Gestão Comercial, além do técnico em Magistério, a profissional de 35 anos (ela diz que 22 lhe caem bem) também é tutora do gato Quindim. “Me desculpem outros donos de gato, mas o meu é o mais bonito de todos”.

Além disso, virou “mãe” de plantas durante o período de distanciamento social. ”Dizem por aí que, se você não virou mãe de plantas na quarentena, você não quarentenou direito. Então eu fiz uma coleção de orquídeas!”.

A cara de brava que alguns cismam em apontar é pura intriga da oposição. “De brava, só a fachada mesmo. Sou um docinho. Às vezes. Poucas vezes. Talvez algumas vezes ao ano”, diz sem perder a oportunidade de exercitar o humor afiado. “Na verdade me sinto bem vendo as pessoas bem. E estou sempre de ouvidos e ombros disponíveis para escutar os amigos”.

Quando não está trabalhando Bruna gosta de descansar e assistir filmes. “Adoro os antigos e vejo e revejo vários títulos”. E também séries. “Fui uma das aficionadas em Game Of Thrones e também assisti e reassisti Breaking Bad, Mr. Robot, adorava House – apesar do final duvidoso – e sigo sempre de olho em novos episódios de Black Mirror”, entrega. Fora isso, ela gosta de desenhar e fazer origamis. “Não tenho conseguido muito tempo para isso, mas adoro rabiscar”, conta.

Mas se o assunto é cair no mundo, Bruna adora planejar as andanças antes de uma boa viagem. Seja para pegar sol na praia ou fazer uma trilha cercada por natureza e cachoeiras, porquê viajar para ficar descansando em hotel ou resort definitivamente não combinam com ela. “Eu gosto de conhecer tudo o que for possível no destino escolhido”, diz.

Conexão interior

Dos sonhos realizados, a profissional se orgulha de um, em especial: conhecer a Chapada do Veadeiros (Alto Paraíso de Goiás – GO). “Sentia que ia encontrar alguma coisa especial por lá. Alguns anos atrás realizei a viagem, que nunca dava certo pelas razões mais improváveis possíveis. E, de fato, foi incrível e me levou a uma nova conexão comigo mesma, um ponto de virada em minha vida.”, relembra.

Bruna já voltou lá depois disso, mas considera que experiência como aquela será difícil acontecer do mesmo jeito. “Mas se conseguir um cantinho ao pé da serra pra descansar no meio do mato está de bom tamanho. Se estiver pertinho do mar, não seria nada mau”, diverte-se.

Planos para o próximo ano? Segundo ela a expectativa é que novos costumes e atitudes façam parte da rotina. “Para que possamos manter os benefícios da vida digital – que nos possibilitou um pouco mais de equilíbrio entre nossas relações familiares e o trabalho – e nos conectou a ainda mais pessoas nos mais diversos lugares”.

Mas principalmente ela espera realizar uma grande Higiexpo. “tudo está sendo preparado com muito carinho para que depois dela eu possa preparar minhas malas para mais uma aventura por aí!”, conclui.

Fonte: Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional – ABRALIMP.

Foto: ABRALIMP.